Como usar o TikTok? Nós da Formidável sabemos como as empresas possuem dúvidas sobre este valioso app de compartilhamento de conteúdo! Por isso, nossa lista traz cinco perguntas e respostas sobre a rede social de vídeos; descubra alguns dos recursos da plataforma e veja se o TikTok dá dinheiro.
O TikTok é um popular app de vídeos curtos disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Fenômeno principalmente entre os jovens, foi o aplicativo mais baixado no mundo em 2020. Nesta rede social do momento, é possível visualizar, curtir, comentar, produzir, compartilhar e republicar vídeos. Além disso, você pode seguir e interagir com outros usuários ao enviar mensagens privadas ou editar clipes com funções de costura e duetos.
Confira, a seguir, como usar a rede social, como funciona o algoritmo de recomendação de vídeos da aba “For You”, em português “Para Você”, e como os criadores de conteúdo do TikTok ganham dinheiro com a rede social.
1. Como usar o TikTok?
O TikTok é uma rede social de vídeos curtos que permite compartilhar clipes divertidos com duração entre 15 e 60 segundos. O app faz sucesso principalmente entre o público jovem, que usa a rede social para seguir perfis, compartilhar e postar vídeos e interagir com outros usuários.
O app também traz recursos interessantes de edição. Ferramentas como a “Costura”, que permite emendar clipes para modificar o final do vídeo original, e os “Duetos”, em que os usuários podem interagir com vídeos já gravados, estão entre as funções mais utilizadas. Para usar o TikTok, basta criar clipes e começar a interagir com outros usuários pela rede social.
No TikTok, ainda é possível encontrar conteúdos ao pesquisar por categorias, como vídeos engraçados, infantis, de dancinha ou internacional. Quando algum dos vídeos viraliza — o que geralmente acontece com “challenges“, ou “mashups” de várias canções —, eles são chamados de “TikTok Trends”.
2. Como funciona o algoritmo do For You?
A aba “Para Você” (ou FYP, de “For You Page”, em inglês) sugere clipes com base nas preferências dos usuários. Para isso, a plataforma utiliza dados que levam em conta as suas interações com os conteúdos, como suas curtidas e comentários publicados nos vídeos.
Além disso, o processo de recomendação de clipes na FYP também se baseia em outras informações, como os temas de interesse que o usuário escolhe ao criar o perfil na plataforma, por exemplo. As legendas das publicações também são consideradas, assim como as hashtags, como “#vaiprafyp”, escolhidas na hora de publicar um vídeo. O próprio conteúdo criado pelo usuário no TikTok também é levado em consideração pelo algoritmo da rede.
Ainda, o idioma do usuário, bem como suas configurações de pais e o modelo do seu celular, também podem influenciar na escolha do conteúdo sugerido. O TikTok ainda pode recomendar clipes relacionando o interesse entre contas — ou seja, criando uma rede de recomendação de vídeos que cruza informações de usuários com gostos parecidos. Desse modo, é capaz de sugerir conteúdos mais relevantes e que podem ser ainda mais atrativos para o espectador.
Vale ressaltar que o app de vídeos curtos tornou-se uma ferramenta tão poderosa para engajar conteúdos, que agora as gravadoras de música e seus artistas buscam criar estratégias de distribuição pensadas especialmente para a plataforma: são os “TikTok hits”. Cantoras como Gayle, com o single “abcdefu”, e Anitta, com “Envolver”, atingiram o topo dos charts globais de serviços de streaming após criarem trends na rede social, por exemplo.
3. Quem criou o TikTok?
O TikTok pertence à empresa chinesa ByteDance, que originalmente havia lançado o app Douyin, em 2016. Já em 2017, a companhia resolveu expandir seus negócios, lançando globalmente a versão internacional do Douyin — ou seja, o TikTok. No ano seguinte, a startup anunciou a compra de um outro app chinês de vídeos curtos, o Musical.ly. Por causa disso, ainda em 2018, a ByteDance uniu o TikTok ao app recém adquirido.
Atualmente, a ByteDance é avaliada em mais de US$ 140 bilhões. Criada em 2012 pelo engenheiro de software Yiming Zhan, a startup é a segunda empresa mais valiosa do mundo. O TikTok, seu aplicativo de maior sucesso, foi baixado mais de 315 milhões de vezes e tem cerca de 100 milhões de usuários ativos por mês.
Ainda, o idioma do usuário, bem como suas configurações de pais e o modelo do seu celular, também podem influenciar na escolha do conteúdo sugerido. O TikTok ainda pode recomendar clipes relacionando o interesse entre contas — ou seja, criando uma rede de recomendação de vídeos que cruza informações de usuários com gostos parecidos. Desse modo, é capaz de sugerir conteúdos mais relevantes e que podem ser ainda mais atrativos para o espectador.
Vale ressaltar que o app de vídeos curtos tornou-se uma ferramenta tão poderosa para engajar conteúdos, que agora as gravadoras de música e seus artistas buscam criar estratégias de distribuição pensadas especialmente para a plataforma: são os “TikTok hits”. Cantoras como Gayle, com o single “abcdefu”, e Anitta, com “Envolver”, atingiram o topo dos charts globais de serviços de streaming após criarem trends na rede social, por exemplo.
3. Quem criou o TikTok?
O TikTok pertence à empresa chinesa ByteDance, que originalmente havia lançado o app Douyin, em 2016. Já em 2017, a companhia resolveu expandir seus negócios, lançando globalmente a versão internacional do Douyin — ou seja, o TikTok. No ano seguinte, a startup anunciou a compra de um outro app chinês de vídeos curtos, o Musical.ly. Por causa disso, ainda em 2018, a ByteDance uniu o TikTok ao app recém adquirido.
Atualmente, a ByteDance é avaliada em mais de US$ 140 bilhões. Criada em 2012 pelo engenheiro de software Yiming Zhan, a startup é a segunda empresa mais valiosa do mundo. O TikTok, seu aplicativo de maior sucesso, foi baixado mais de 315 milhões de vezes e tem cerca de 100 milhões de usuários ativos por mês.
5. Quais são os concorrentes?
Os principais concorrentes do TikTok são os apps de vídeos Kwai e o Triller. Eles também permitem editar e compartilhar clipes de até 60 segundos em suas plataformas, com opções diferentes de filtros e áudio para as criações. O Kwai, assim como o TikTok, também distribui recompensas em dinheiro para usuários que completarem missões e assistirem a vídeos na plataforma.
Além deles, a função Reels do Instagram também chegou para competir com o app. Isso porque a ferramenta também permite publicar vídeos curtos, com diferentes efeitos de imagem e som.
6. Como criar uma estratégia para o TikTok?